Leituras e contadores

Nos intervalos de tempo entre as leituras efetuadas pela AAA, o cliente pode efetuar a leitura do seu contador, considerando apenas os algarismos com o fundo de cor preta ou branca no mostrador do aparelho. Não deve comunicar os algarismos com o fundo vermelho.

Pode comunicar a leitura do seu contador através dos canais de comunicação oficiais da AAA, nomeadamente:

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

e-mail: clientes@aguasdoaltoalentejo.pt

Balcão Digital

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Ou ainda através do nosso formulário para comunicação de leitura, aqui.

Os contadores são lidos pela AAA periodicamente numa base mensal. A data prevista para a leitura periódica do contador será indicada na fatura da água anterior à sua realização.

Importa destacar que, para assegurar a realização da leitura, o cliente deve facultar acesso ao contador.

Caso a leitura não seja efetuada pela AAA num período superior a seis meses, o cliente deve contactar a empresa, através dos canais disponíveis, e solicitar uma leitura gratuita.

As faturas por estimativa são emitidas na ausência de leituras do contador, pela impossibilidade de realização da leitura por parte da AAA, por não ser facultado acesso ao contador, e a não comunicação desta por parte do cliente.

Para evitar a faturação por estimativa, deve disponibilizar o acesso ao seu contador, ou comunicar a leitura através dos canais disponibilizados.

Esta estimativa é calculada em função da média de consumo registado entre as duas últimas faturas com leitura efetuada pela AAA.

Para solicitar a mudança do seu contador para o exterior da propriedade, deve contactar a AAA através dos meios de comunicação disponibilizados, ou dirigir-se a um dos nossos balcões de atendimento, indicando o respetivo código de arruamento, nome e morada.

O sistema de telemetria assegura que o contador comunica de forma remota e autónoma a respetiva leitura, no período ideal para faturação, sem a intervenção do cliente e sem a deslocação de um dos leitores da AAA ao local.

Porém, a ativação do sistema de telemetria não é imediata após a sua instalação. Assim, sugerimos que verifique no verso das suas faturas quando este sistema está de facto ativo. Para esse efeito bastará validar se o tipo de leitura identificado na fatura corresponde a “telemetria”.

Enquanto o sistema não estiver ativo, deverá proceder ao envio da sua leitura através dos meios de comunicação disponibilizados. Uma vez ativado este sistema, e como boa prática, recomendamos que promova a verificação da leitura que o sistema comunica validando a leitura que consta da sua fatura.

Faturas

A AAA tem ao seu dispor os seguintes meios de pagamento: multibanco, mbway, payshop, CTT, débito direto, envio de cheque ou vale postal e ainda nos nossos balcões de atendimento.

Para definir como meio de pagamento da sua fatura da água o débito direto, deve solicitar a sua ativação num dos nossos balcões de atendimento, fazendo-se acompanhar pelo comprovativo de IBAN da conta a utilizar.

Paralelamente, pode contactar-nos através da linha de atendimento, para que façamos o registo do seu pedido e procedamos à alteração do meio de pagamento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

A adesão à fatura eletrónica é gratuita e pode ser efetuada a qualquer momento, através dos nossos postos e linha de atendimento ou do Balcão Digital.

Para subscrever a fatura eletrónica deve indicar o seu n.º de cliente, n.º de conta e/ou n.º da instalação, bem como o endereço de correio eletrónico onde pretende receber os documentos.

A adesão à fatura eletrónica reflete-se em diversas vantagens para o cliente e para o meio ambiente.

Destacamos o facto de evitar potenciais atrasos na entrega das faturas, ser mais sustentável e amigo do ambiente e dar, ao cliente, a possibilidade de ter sempre a fatura consigo, através do endereço de correio eletrónico.

Ao aderir à fatura eletrónica, o utilizador passa a receber a fatura em ficheiro eletrónico no endereço de e-mail que indicou no ato de adesão a este serviço, deixando automaticamente de receber o documento em papel.

Entre em contacto connosco para quaisquer esclarecimentos adicionais.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Sim. A morada de envio da correspondência não tem de ser, obrigatoriamente, a morada na qual é prestado o serviço.

Poderá alterar a morada de envio através do Balcão Digital, num dos nossos postos de atendimento, ou contactando a nossa linha de atendimento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Para a regularização de documentos após a data limite de pagamento, mas que ainda não têm processo de Execução Fiscal a decorrer, pode deslocar-se a um dos nossos balcões de atendimento, ou solicitar a emissão de nova referência de pagamento no Balcão Digital.

Pode ainda contactar-nos através da nossa linha de atendimento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

No ato de pagamento, ao valor em dívida, acrescem os respetivos juros de mora e eventuais encargos de corte.

Para a regularização de documentos após a data limite de pagamento já com processo de Execução Fiscal a decorrer, pode deslocar-se aos nossos postos de atendimento ou solicitar a emissão de nova referência de pagamento no Balcão Digital.

Pode ainda contactar-nos telefonicamente através da nossa linha de atendimento:

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Ao valor em dívida acrescem os respetivos juros de mora, eventuais encargos de corte e custas judiciais.

Na sua fatura, no campo conta-cliente, encontra informação atualizada acerca dos valores em dívida.

Também pode aceder a esta informação através do Balcão Digital ou contactando-nos através da nossa linha de atendimento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Pode obter uma 2ª via da sua fatura junto dos nossos postos de atendimento ou através do Balcão Digital.

Pode ainda contactar-nos através da nossa linha de atendimento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Faturas com valor negativo são créditos e, portanto, valores a receber e não a pagar.

Salvo indicação em contrário, os valores a crédito permanecem na conta corrente do contrato que lhes deu origem e são compensados, até que se esgotem, na cobrança por encontro de contas com faturas anteriores em dívida (desde que ainda não se encontrem em execução fiscal) ou com futuras faturas a emitir.

Se não possuir documentos por regularizar, e se assim o desejar, o valor a crédito poderá ser-lhe devolvido evitando que ocorra o encontro de contas.

A devolução de valores a crédito é efetuada através de transferência bancária e só pode ser efetuada a pedido do titular do contrato ou por alguém em sua representação devidamente autorizado para o efeito.

Pode solicitar a devolução de valores a crédito junto de um dos nossos postos de atendimento ou no Balcão Digital, podendo, ainda, contactar-nos através da nossa linha de atendimento:

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

  1. Verificar se o documento foi emitido com base numa leitura real.

Caso a fatura tenha sido emitida com base em leitura real, é possível que o acréscimo corresponda ao acerto de faturação resultante das estimativas anteriores, que estariam abaixo do consumo real praticado no período faturado.

  1. Confirmar a leitura do seu contador.

Sugerimos que, no sentido de despistar um possível lapso no registo da sua leitura, confirme a leitura do seu contador, e, verificando-se uma diferença na ordem de grandeza do valor registado no contador e na fatura, solicitamos que, por favor, nos encaminhe uma fotografia datada do seu contador para que possamos promover a devida correção.

  1. Despistar a existência de uma possível fuga na rede predial.

Não se verificando nenhuma das situações anteriores, importa despistar a existência de uma possível fuga na rede predial.

Caso se verifique uma fuga de água visível, feche de imediato a torneira de segurança junto ao contador. Se não conseguir interromper a fuga de água, contacte a nossa linha geral de atendimento:

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Não existindo fuga visível, e no sentido de averiguar se de facto existe ou não uma fuga na sua instalação predial, aconselha-se a, em período noturno, fechar todas as torneiras, mantendo a torneira de segurança junto ao contador aberta, e registar a sua leitura. Na manhã seguinte, antes de voltar a utilizar o serviço, verificar se o contador registou algum consumo. Se sim, então provavelmente poderá estar perante uma situação de fuga na rede interior, cuja localização e reparação deverá promover com a maior brevidade possível.

Sim. Caso não consiga pagar a sua fatura da água de uma só vez, a AAA disponibiliza a possibilidade de pagamento em prestações, sob preenchimento do requerimento para Pagamento em Prestações, disponível aqui.

Após o preenchimento da minuta, deve enviar o documento para o email clientes@aguasdoaltoalentejo.pt, ou, se preferir, entregá-lo num dos nossos postos de atendimento.

A tarifa de disponibilidade de água, ou o chamado preço fixo de água, é o valor aplicado em função do calibre do contador instalado e do tipo de utilização (doméstica ou não doméstica). Esta componente tem como propósito suportar os custos associados à disponibilidade de acesso do utilizador final ao serviço de água, remunerando a entidade gestora por custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção das infraestruturas necessárias à prestação do serviço.

A tarifa de disponibilidade de saneamento, ou o chamado preço fixo de saneamento, é o valor aplicado em função do tipo de utilização (doméstica ou não doméstica) e tem como propósito suportar os custos associados à disponibilidade de acesso do utilizador final ao serviço de drenagem de águas residuais remunerando a entidade gestora por custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção das infraestruturas necessárias à prestação do serviço.

A taxa de recursos hídricos (TRH) é um instrumento económico-financeiro que traduz o princípio do utilizador pagador, impondo a quem faz utilizações suscetíveis de causar impacto nos recursos hídricos a necessidade de compensar o benefício que resulta dessa utilização, o respetivo custo ambiental e os custos administrativos inerentes ao planeamento, gestão, fiscalização e garantia da quantidade e qualidade das águas.

Saiba mais acerca da taxa de recursos hídricos aqui.

A taxa de gestão de resíduos (TGR) é um instrumento económico-financeiro que tem por objetivo interiorizar nos produtores e consumidores os custos ambientais associados à gestão de resíduos, variando o seu valor em função do tipo de gestão e destino final dado aos resíduos.

As entidades gestoras dos serviços de resíduos pagam a TGR à autoridade nacional de resíduos (Agência Portuguesa do Ambiente) pela quantidade de resíduos depositados em aterro, mas devem repercutir o respetivo valor no utilizador final, de forma a incentivar a prevenção e redução dos resíduos produzidos.

Saiba mais acerca da taxa de gestão de resíduos aqui.

Contratos e tarifários

A AAA disponibiliza-lhe diversos meios para a celebração do contrato de abastecimento: online, linha de atendimento a clientes, carta e lojas.

Para celebração do contrato de abastecimento de água, é necessário preencher a Minuta de Contrato de Fornecimento, que pode ser enviada para o endereço eletrónico clientes@aguasdoaltoalentejo.pt ou entregue presencialmente num dos nossos postos de atendimento. Em alternativa, pode requerer o contrato de abastecimento diretamente no site da AAA, através do Formulário online para celebração de novo contrato.

Em qualquer uma das soluções disponibilizadas, deve anexar-lhes os documentos necessários à celebração de contrato:

  • Caderneta predial atualizada ou Escritura de compra ou Contrato de arrendamento ou Licença da obra
  • Bilhete de Identidade (BI) / Cartão Cidadão (CC)
  • Nº de Identificação Fiscal

Se preferir utilizar o site ou enviar uma carta será contactado(a) pela AAA para confirmar os dados indicados e agendar a deslocação dos nossos técnicos ao local, caso seja necessária.

Após a deslocação ao local receberá o contrato de abastecimento na morada indicada. Se optar pela modalidade de pagamento através de débito direto, receberá também a autorização de débito direto SEPA, a qual deverá ser assinada e devolvida à AAA.

Ser-lhe-á pedido que devolva com brevidade o contrato devidamente assinado, juntamente com uma cópia do documento comprovativo de legitimidade de ocupante (por exemplo, uma fatura de outros serviços, contrato de renda da casa, escritura pública, caderneta predial ou outro documento que o comprove).

Apenas o titular do contrato tem legitimidade para solicitar a denúncia do contrato, que implica o término do serviço prestado e, eventualmente, a retirada do contador instalado, num prazo de 15 dias úteis.

Pode fazê-lo pessoalmente, dirigindo-se a um dos nossos postos de atendimento, ou contactando-nos através da nossa linha de atendimento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

A denúncia só produz efeitos após obtenção da última leitura do contador.  Enquanto essa leitura não for confirmada, por motivos não imputados à AAA, a denúncia do contrato não produz efeitos, permanecendo o cliente responsável por todos os encargos entretanto decorrentes.

 

Para alterações aos dados do titular do contrato, deve consultar o Balcão Digital. Se preferir, pode dirigir-se a um dos nossos postos de atendimento, levando consigo a Minuta para alteração/atualização de dados de cliente devidamente preenchida. Esta minuta também poderá ser entregue em formato digital, para o endereço eletrónico clientes@aguasdoaltoalentejo.pt

Os tarifários da Águas do Alto Alentejo estão em conformidade com a lei portuguesa e com as recomendações da ERSAR respeitantes aos princípios do utilizador/pagador, destacando-se por oferecer os terceiros preços mais baixos de todo o universo de agregações de gestão de água a nível nacional.

Consulte o nosso tarifário em vigor para o ano de 2024 aqui.

Um dos objetivos da AAA é garantir o acesso democrático e igualitário à água.

Desta forma, disponibilizamos um conjunto de tarifários adaptados às condições e realidade dos nossos clientes:

  • Tarifa social – adaptada aos clientes que se encontrem em situação de carência económica, que poderá conhecer melhor aqui.

 

De acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 147/2017 de 5 de dezembro, os clientes que se encontrem em situação de carência económica são elegíveis para a Tarifa Social de Água.

Conheça todas as condições de adesão e documentação a apresentar aqui.

Deverá apresentar o(s) respetivo(s) pedido(s) de ramal/ramais, apresentando a Licença de Obras, escritura ou caderneta do terreno, planta de localização, B.I ou Cartão Cidadão, NIF e efetuar o pagamento das respetivas vistorias.

Poderá efetuar este pedido no Balcão Digital, ou junto de um dos nossos postos de atendimento.

Pode ainda contactar-nos através da nossa linha de atendimento.

tel.: (+351) 808 500 510 (custo chamada local)

tel.: (+351) 242 038 990

Serviços técnicos

Sim, caso exista uma rede pública de abastecimento de água ou de saneamento de águas residuais disponível a menos de 20 metros do limite da propriedade. Nestas situações, devem ser abandonadas as soluções privativas de abastecimento de água para consumo humano ou de drenagem de águas residuais (furos e outras captações, assim como fossas sépticas) até aí utilizadas.

As soluções privativas só podem ser licenciadas pela autoridade ambiental nos casos em que as redes públicas não se encontrem disponíveis aos utilizadores.

A ligação à rede pública do sistema de abastecimento é assegurada pelo ramal de ligação, que é a tubagem compreendida entre o limite da propriedade e o sistema público de distribuição.

Um acessório necessário num ramal, normalmente colocado no limite da rede predial, é a válvula de seccionamento para suspensão do serviço de abastecimento.

Só pode fazê-lo se não existir rede pública de saneamento de águas residuais disponível (ou seja, a menos de 20 metros do limite da propriedade).

Pode receber um aviso de corte em situações de falta de pagamento da fatura, falta de documentos relativos ao contrato e ausência do registo de leitura por parte da AAA por inacessibilidade ao contador.

A forma mais rápida e eficaz de reportar uma rotura de água na via pública é através do nosso contacto para comunicação de avarias.

tel.: (+351) 800 500 509 (chamada gratuita)

A forma mais rápida de tomar conhecimento acerca das futuras interrupções no serviço de abastecimento de água é consultar a página Ocorrências, no nosso website.

Qualidade da água

A qualidade da água fornecida aos utilizadores dos concelhos que constituem a empresa é verificada através das recolhas de amostras efetuadas periodicamente nos pontos de amostragem, através de um laboratório externo acreditado para o efeito.

Os parâmetros analisados e as recolhas são calendarizadas de acordo com o Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA).

Saiba mais acerca das nossas análises à qualidade da água aqui.

Sim. Os resultados dos estudos à qualidade da água fornecida são publicados trimestralmente nas nossas plataformas digitais.

Pode consultar os resultados, por Município, aqui.

O sistema de abastecimento da AAA, embora seja um sistema em baixa, é composto por várias fases, nomeadamente:

  • Captação
  • Tratamento
  • Elevação
  • Transporte
  • Armazenamento
  • Distribuição

Integram o sistema de abastecimento mais de 763 km de rede de distribuição, 121 captações, 104 depósitos de água entre outras instalações de elevação e tratamento de água para consumo público.

Nesta ampla rede de distribuição existem também os ramais domiciliários onde são instalados os contadores para medição do consumo de água potável

A rede de coletores que integra o sistema de saneamento da AAA tem uma extensão de mais de 535 km, coletores esses que recolhem as águas residuais e que posteriormente as estações elevatórias de águas residuais elevam até às estações de tratamento de águas residuais.